Doenças Reumáticas
As doenças reumáticas são um conjunto de diferentes doenças que acometem o aparelho locomotor (ossos, articulações, cartilagens, músculos, tendões e ligamentos) ou outras partes do corpo. Diversas são as causas e podem ocorrer em pessoas de todas as idades. Em caso de qualquer desconforto, procure um especialista. Evite a automedicação e busque informações em fontes confiáveis.
A Artrite Idiopática Juvenil (AIJ), inicialmente chamada de artrite reumatoide juvenil ou artrite crônica da infância, refere-se a um grupo de doenças caracterizadas por artrite crônica que ocorrem em crianças e adolescentes até os 16 anos. A principal manifestação clínica é a artrite, caracterizada por dor, inchaço e aumento de temperatura em uma ou mais articulações, mas outros sintomas como febre e fadiga também podem acontecer.
A Artrite Reumatoide (AR) é uma doença inflamatória crônica que pode afetar várias articulações. Acomete as mulheres duas vezes mais do que os homens. Se não for devidamente tratada gera deformidades articulares graves.
As Espondiloartrites englobam doenças reumáticas inflamatórias que afetam principalmente a coluna e as articulações do esqueleto axial como as sacroilíacas, além das articulações periféricas, sobretudo dos membros inferiores. Com frequência há também inflamação ocular denominada uveíte.
A Esclerodermia é uma doença crônica, auto-imune que causa a esclerose (fibrose, endurecimento) da pele, podendo atingir órgãos internos – Esclerose Sistêmica.
A esclerodermia localizada não atinge órgãos internos e é limitada a pele e subcutâneo (gordura abaixo da pele). Pode atingir qualquer parte da extensão da pele (membros, tronco, face), levando a atrofia importante e alteração estética.
A Fibromialgia é uma síndrome clínica que se manifesta, principalmente, com dor no corpo todo. Muitas vezes fica difícil definir se a dor é nos músculos ou nas articulações. Os pacientes costumam dizer que não há nenhum lugar do corpo que não sinta dor. Junto com a dor surgem sintomas como fadiga (cansaço), sono não reparador (a pessoa desperta várias vezes durante a noite, acorda cansada, com a sensação de que não dormiu) e outras alterações como problemas de memória e concentração, ansiedade, formigamentos/dormências, depressão, dores de cabeça, tontura e alterações intestinais. Uma característica da pessoa com Fibromialgia é a grande sensibilidade ao toque e à compressão de alguns pontos no corpo.
A Gota é uma doença inflamatória que acomete sobretudo a articulação do dedão e ocorre quando a taxa de ácido úrico no sangue está em níveis acima do normal (hiperuricemia). Quando ocorre a deposição dos cristais de ácido úrico nas articulações, esses provocam uma intensa reação inflamatória levando a uma artrite (inflamação das articulações) muito dolorosa que recebe o nome de Gota.
A dor lombar ou Lombalgia refere-se apenas ao sintoma clínico e não especifica a doença que está acometendo a coluna. A Lombalgia é a dor que ocorre na região lombar inferior. A lombociatalgia é a dor lombar que se irradia para uma ou ambas as nádegas e/ou para as pernas na distribuição do nervo ciático. Pode ser aguda (duração menor que 3 semanas), subaguda ou crônica (duração maior que 3 meses).
O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES ou apenas Lúpus) é uma doença inflamatória crônica de origem autoimune, cujos sintomas podem surgir em diversos órgãos de forma lenta e progressiva (em meses) ou mais rapidamente (em semanas) e variam com fases de atividade e de remissão.
As Miopatias Inflamatórias são doenças raras que cursam principalmente com inflamação difusa dos músculos do corpo, o que gera perda de força nos membros, com dificuldade para andar, fadiga, rouquidão, entre outros sintomas. Incluem a Polimiosite, Dermatomiosite e a Miosite por Corpúsculo de Inclusão. Acometem três vezes mais mulheres do que homens e ocorrem, em geral, por volta dos 40 anos.
A Osteoporose é uma doença óssea sistêmica, (isto é, generalizada por todo o esqueleto), que por si só não causa sintomas. É caracterizada por uma densidade mineral óssea (DMO) diminuída e alterações da microarquitetura e da resistência óssea que causam aumento da fragilidade óssea e, consequentemente, aumento do risco de fraturas.
A Síndrome de Sjögren (SS) é uma doença autoimune que se caracteriza principalmente pela manifestação de olhos secos e boca seca associados à presença de autoanticorpos ou sinais de inflamação glandular. Algumas células, chamadas de linfócitos, invadem vários órgãos e glândulas, principalmente as glândulas lacrimais e salivares, produzindo um processo inflamatório que acaba por prejudicá-los, impedindo suas funções normais.
Vasculite é o nome que se dá a um grupo de inúmeras doenças diferentes que tem em comum a inflamação da parede dos vasos sanguíneos, sejam artérias ou veias de pequeno, médio ou grande calibre.Como consequência do processo inflamatório, as paredes se tornam mais grossas e atraem células do sistema de defesa que se acumulam no interior dos vasos. Essa reação pode provocar um estreitamento (estenose) que dificulta a passagem do sangue ou interrompe completamente o fluxo sanguíneo.